Algumas das 5 principais incubadoras em Portugal!

Para um empreendedor ter uma ideia de negócio é geralmente a parte fácil do processo de criação de uma empresa, o mais difícil, na maioria dos casos, é concretizá-la!

Cada vez mais, o conceito de startup é uma classificação normal para o estado de desenvolvimento de uma empresa em Portugal, que procura validar um produto ou serviço inovador, com um modelo de negócio replicável e escalável, cuja concretização depende, muitas vezes, de investimento.

Todo e qualquer apoio que possa ter nesta fase embrionária, antes de garantir que se torna capaz de crescer de forma sustentável, é certamente bem-vindo, por isso importa falar das Incubadoras de Empresas.

No início de vida das startups, por vezes apenas existe uma equipa com uma ideia de negócio. É aqui que as incubadoras entram, disponibilizando espaço de trabalho e apoio de especialistas do mundo empresarial.

A incubação de projetos nestes espaços impulsiona o contacto entre as empresas incubadas, oferecendo uma panóplia de soluções e convívios enriquecedores, entre mentores e investidores, sendo esta sinergia entre empresas benéfica para o desenvolvimento do projeto.

Em Portugal existem cerca de 120 incubadoras, certificadas pelo IAPMEI, que possibilitam a incubação física ou virtual de projetos. Neste artigo identificamos 5 das principais incubadoras Portuguesas.

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Criado em 1991, pela Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes é uma incubadora de empresas e ideias que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, entre o meio científico e o tecido empresarial.

Desde 2014, com o propósito de apoiar as startup que utilizam tecnologias espaciais para fins industriais e comercias não espaciais, a ESA BIC Portugal, agência Espacial Europeu está sediada.

Empresas como a Critical Software, WIT Software e a Crioestaminal são exemplos de negócios que cresceram no IPN.

Em 2018, o Instituto Pedro Nunes foi nomeado pela UBI Global como a 5º melhor incubadora de base universitária do mundo.

Universidade de Aveiro Incubator, Aveiro

Sediada no Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park, a Universidade de Aveiro Incubator, iniciou atividade em 1996, com um espaço que promove a dinamização e apoio ao desenvolvimento de ideias e startups, maioritariamente de base tecnológica.

 A atividade desenvolvida para toda a comunidade da região tem obtido resultados a nível nacional e internacional destacando-se em 2º lugar no concurso mundial Best Science Based Incubador.

UPTEC, Porto

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, fundado em 2007 e integra dois tipos de estruturas a incubação e o centro de inovação empresarial.

Nas incubadoras, o UPTEC, tem como intuito apoiar os empreendedores de diversas áreas como artes, ciências e tecnologias, a transformar as suas ideias em projetos sólidos, oferecendo um ambiente favorável à inovação e à criação de empresas assumindo uma ponte privilegiada de conhecimentos entre a universidade e o mercado, valorizando o tecido socioeconómico da região.

Startup Lisboa, Lisboa

A incubadora de empresas, Startup Lisboa fundada em 2011 pelo município de Lisboa, Banco Montepio e IAPMEI (Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação), contudo só iniciou atividade em fevereiro de 2012.

A missão da Startups Lisboa é ajudar os empreendedores na criação de empresa durante o primeiro ano de atividade, promovendo a criação de emprego e apoio ao nível urbano, social e económico da cidade de Lisboa.

Em 2013, recebeu o prémio People’s Choice Award como a melhor aceleradora e incubadora Europeia, no London Web Summit.

ANJE, vários pontos do país

A Associação Nacional de Jovens Empresários, ANJE, é uma associação de direito privado e de utilidade pública fundada em 1986, com espaços em diversos pontos do país, mais concretamente Évora, Faro, Gondomar, Lisboa, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vizela.

A associação disponibiliza incubadoras para empresas de base tecnológica que visa o acompanhamento e aconselhamento empresarial, apoio à internacionalização, realização de ações de formação profissional e a criação de redes de networking.

Em 2012, foi distinguida pelo presidente da República com Ordem de Mérito pela relevância pública da atividade desenvolvida a favor do empreendedorismo jovem.

As incubadoras de empresas são excelentes soluções para quem tem uma ideia inovadora e a quer transformar num negócio, mas precisa de algum apoio em áreas fundamentais para a lançar no mercado. Em Portugal existem diversas incubadoras por todo o país é só encontrar a que melhor se adequa as necessidades de implementação da ideia de negócio.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com