buildtoogle: BIM

É muito mais que um software ou uma visualização 3D, é um conceito de trabalho! 

O BIM é uma metodologia de trabalho que permite criar um modelo digital preciso de qualquer objeto, sendo enorme o potencial para o setor da construção, pois permite agregar todo o tipo de informação relacionada com um projeto. 

É colaborativo, pois participam na elaboração do um modelo virtual de arquitetos, engenheiros e construtores e agrega toda a informação útil ao projeto, facilitando, assim, todo o fluxo de execução e gestão da obra. Esta informação resulta numa base de dados segura para a tomada de decisões durante todo o ciclo de vida do edifício. 

No conceito BIM, as características físicas da construção são representadas num modelo, assim como as informações funcionais.  Essas informações, propriedades e atributos permitem a integração dos projetos das diferentes especialidades envolvidas em todas as fases do desenvolvimento, desde a conceção e execução, até à gestão da manutenção. 

Sem BIM é comum os projetos não serem totalmente planeados e compatibilizados antes da fase de obra, o que dá origem a surpresas e, consequentemente, a desvios. A utilização dos modelos BIM evita incompatibilidades, com uma interoperabilidade que faz com que os erros se tornem mais simples de evitar.  

Modelar em BIM faz com que tenhamos a hipótese de ver crescer o desenho enquanto o estamos ainda a desenhar, que começa por ser um SIMS para gente grande e que, por todas as suas dimensões, faz com que a modelação seja não só útil, mas também fascinante. 



Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com