buildtoogle: coordenação de segurança

O Plano de Segurança e Saúde é um dos instrumentos fundamentais ao planeamento e organização da Segurança e Saúde em obra, é obrigatório em obras sujeitas a projeto e que envolvam trabalhos que impliquem riscos especiais, como quedas em altura ou soterramento, tão facilmente associados aos trabalhos em obra, ou ainda, que requeiram comunicação prévia de …. estaleiro 

A Coordenação de segurança engloba várias etapas e vários intervenientes e o dono da obra deve elaborar ou mandar elaborar, durante a fase do projeto, o plano de segurança e saúde para garantir a segurança de todos os intervenientes no estaleiro. Caso não sejam respeitadas as obrigações dos empregadores legalmente previstas em matéria de segurança, higiene e saúde no trabalho, a responsabilidade será em primeiro lugar do dono de obra. 

O Coordenador de Segurança em obra é o técnico que ajuda o dono de obra a garantir que no seu estaleiro são cumpridas todas as condições de segurança, antecipando e analisando as atividades da entidade executante, dos subempreiteiros e dos trabalhadores independentes, assegura a implementação das medidas de prevenção dos riscos profissionais no estaleiro.  

Da fase de projeto à obra é fundamental a Coordenação de Segurança porque não há obra que justifique um acidente. 

Partilha

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Instituto Pedro Nunes
Rua Pedro Nunes, Edifício C
3030-199 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com