buildtoogle: Estimativa e Orçamento na Construção

Afinal o que são?

Quando se fala em estimativa e orçamento de uma empreitada é comum pensar que os termos são equivalentes, no entanto é importante ter em mente que têm significados e propósitos diferentes. A estimativa é uma previsão do quanto será preciso investir na obra, enquanto que o orçamento se refere ao valor que terá de ser investido na empreitada. Assim, é importante saber o que significa cada um destes termos.

O que é a Estimativa de custos de uma obra?

Quando falamos em estimativa referimo-nos à previsão de quanto deverá custar a obra. Esta previsão tem em conta uma base de dados de projetos semelhantes realizados anteriormente pela empresa, bem como as informações atuais. A estimativa pode ser elaborada em várias fases do projeto, mesmo antes que este esteja completamente definido. Esta previsão é geralmente atualizada com o decorrer das várias fases. Com a estimativa é possível dar uma ordem de grandeza ao investimento e intervenção necessária, e assim analisar a viabilidade económica da obra e a sua rentabilidade.

O que é o Orçamento de uma obra?

O Orçamento de uma obra prossegue numa etapa mais avançada comparativamente à estimativa de custos, sendo realizado apenas quando o projeto está definido. Deste modo, o orçamento serve para que o cliente não tenha apenas uma previsão do quanto esse projeto vai custar mas também todos os custos de trabalhos, materiais e equipamentos que serão necessários para a execução da obra. O orçamento fica completo com a cotação dos trabalhos, materiais e quantidades por parte da empresa responsável pela execução da obra.

Assim, em qualquer projeto é imprescindível haver uma ou várias estimativas para que se tenha uma previsão de quanto a obra vai custar, bem como no final do projeto, haver um orçamento detalhado com todos os custos discriminados para saber ao pormenor onde o seu investimento na obra está a ser aplicado.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com