buildtoogle: fases de projeto

Um projeto de arquitetura passa por várias etapas até à sua concretização. Tudo começa com o Programa Preliminar, que recolhe de forma resumida os principais objetivos do Dono de Obra, nomeadamente: cada um dos espaços a projetar, as suas inter-relações, o modo de funcionamento e a informação a fornecer ao autor do projeto para delinear as características gerais pretendidas.  

O Estudo Prévio, segunda fase do processo, tem como objetivo definir soluções formais que se enquadrem nos objetivos propostos. Nesta fase são produzidas peças desenhadas, com a implementação do conceito, que comprovem a exequibilidade do projeto. Podem incluir desenhos à mão ou produzidos em formatos digitais, CAD, 3D ou ainda maquetas.  

A fase seguinte, o Anteprojeto, consiste no desenvolvimento do Estudo Prévio, estudando as alternativas, sendo já incorporadas soluções construtivas, tanto estruturais como infraestruturais. Após a sua aprovação, são executadas todas as peças escritas e desenhadas do Projeto Base para ser submetido a licenciamento na Câmara Municipal.   

Segue-se o Projeto de Execução, com o objetivo de desenvolver o Projeto Base com o rigor necessário para a construção. É fundamental para garantir a qualidade de obra e constitui o processo a apresentar às empresas de construção interessadas na adjudicação da empreitada. É nesta fase que são elaborados os vários orçamentos para seleção do dono de obra e posterior construção.



Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com