buildtoogle: IVA na construção

Há um desentendimento generalizado no que toca ao IVA em operações de reabilitação, remodelação e operações similares.

Por isso, hoje explicamos, o IVA pode ser aplicado sob a forma de taxa reduzida, a 6 % em operações específicas de reabilitação, devidamente identificadas no Código do IVA.

Neste código encontramos esse benefício fiscal passível de ser aplicado de duas formas:

– ou sobre o valor total da empreitada

– ou então apenas sobre a componente de mão de obra sempre que o imóvel esteja devidamente afeto à finalidade habitacional

Tudo depende na verdade, da localização deste imóvel. Uma vez que, se o imóvel estiver inserido numa área de reabilitação urbana devidamente delimitada pela Camara Municipal, poderemos aplicar a taxa de 6% sobre o valor global da empreitada. 

Quando à emissão de faturas, temos que ter em atenção que esta taxa apenas pode ser aplicada pelo empreiteiro geral, o que significa que não podemos nos dirigir a vários fornecedores e pedir a taxa reduzida, apenas sim ao Empreiteiro geral.

Reforçamos ainda a importância de discriminar devidamente os valores da mão de obra e os valores dos meios materiais na emissão da própria fatura. Principalmente quando o imóvel não está numa destas áreas de reabilitação urbana, uma vez que apenas a mão de obra terá direito ao usufruto desta taxa e a não discriminação devida deste valor poderá mesmo implicar a impossibilidade de usufruto. 

Excecionalmente poderá ser aplicar a taxa reduzida pelo valor global da empreitada mesmo que o imóvel não se localize numa área de reabilitação urbana, mas apenas quando o valor da mão de obra é sempre igual ou superior a 80% do valor total da operação.

Para concluir, frisamos ainda que poderão usufruir da taxa reduzida de IVA não só o proprietário do imóvel, mas também o locatário ou o condomínio.

Partilha

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Instituto Pedro Nunes
Rua Pedro Nunes, Edifício C
3030-199 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com