buildtoogle: IVA na construção

Há um desentendimento generalizado no que toca ao IVA em operações de reabilitação, remodelação e operações similares.

Por isso, hoje explicamos, o IVA pode ser aplicado sob a forma de taxa reduzida, a 6 % em operações específicas de reabilitação, devidamente identificadas no Código do IVA.

Neste código encontramos esse benefício fiscal passível de ser aplicado de duas formas:

  • ou sobre o valor total da empreitada
  • ou então apenas sobre a componente de mão de obra sempre que o imóvel esteja devidamente afeto à finalidade habitacional

Tudo depende na verdade, da localização deste imóvel. Uma vez que, se o imóvel estiver inserido numa área de reabilitação urbana devidamente delimitada pela Camara Municipal, poderemos aplicar a taxa de 6% sobre o valor global da empreitada. 

Quando à emissão de faturas, temos que ter em atenção que esta taxa apenas pode ser aplicada pelo empreiteiro geral, o que significa que não podemos nos dirigir a vários fornecedores e pedir a taxa reduzida, apenas sim ao Empreiteiro geral.

Reforçamos ainda a importância de discriminar devidamente os valores da mão de obra e os valores dos meios materiais na emissão da própria fatura. Principalmente quando o imóvel não está numa destas áreas de reabilitação urbana, uma vez que apenas a mão de obra terá direito ao usufruto desta taxa e a não discriminação devida deste valor poderá mesmo implicar a impossibilidade de usufruto. 

Excecionalmente poderá ser aplicar a taxa reduzida pelo valor global da empreitada mesmo que o imóvel não se localize numa área de reabilitação urbana, mas apenas quando o valor da mão de obra é sempre igual ou superior a 80% do valor total da operação.

Para concluir, frisamos ainda que poderão usufruir da taxa reduzida de IVA não só o proprietário do imóvel, mas também o locatário ou o condomínio.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com