buildtoogle: LOD

LOD significa level of development e está relacionado com o detalhe e desenvolvimento do modelo em cada fase de um projeto. A escala de LOD vai de 100, o nível mais simples, a 500, o mais completo.  

Vamos tomar como exemplo o projeto de uma habitação: 

  • LOD 100 – teremos, apenas, uma representação gráfica muito simples com a volumetria do edifício e o desenho geral do exterior. 

  • LOD 200 – já está definida, por exemplo, a localização da casa de banho e a sua dimensão. 

  • LOD 300 – temos o desenho do Projeto de Execução, voltando à casa de banho, aqui já sabemos detalhes da rede de abastecimento de água e conseguimos perceber se é compatível, por exemplo, com a localização das loiças sanitárias. 

  • LOD 400 – já estamos numa fase de planeamento de trabalhos, aqui ficam definidos todos os trabalhos necessários em obra e é possível seguir para a orçamentação, fabricação e construção. Voltando à casa de banho, aqui sabemos a marca e o modelo da sanita, o fornecedor, o custo de aquisição e de instalação.   

  • LOD 500 – corresponde ao modelo final, tal como foi construído. Inclui todos os custos, fornecedores e especificações de cada material e equipamento utilizados na obra. Finalmente, sabemos exatamente como ficou a casa de banho pronta a utilizar, e como proceder à sua manutenção. 

Sim, saber o nível de detalhe a usar em cada fase evita que se gaste tempo e recursos desnecessários, ninguém quer saber o modelo da sanita sem fazer ideia onde vai ser a casa de banho. É ainda essencial para detetar erros antes de acontecerem em obra, garantir que não colocamos um armário por cima de uma caixa de inspeção, que a amplitude da porta é suficiente para não bater no bidé ou que os pontos de luz são bem escolhidos para não tomarem banho às escuras. 


,

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com