Glossário – G

O marketing é muitas vezes assumido como uma área criativa e difícil de mensurar nos seus resultados. Torna-se, assim, importante desenvolver ferramentas que permitam o controlo e a gestão, a adaptar ou alterar as estratégias adotadas, caso os resultados não sejam os esperados, . 

Com a crescente dependência da internet e das redes sociais, o marketing necessitou de se adaptar, começando a apostar-se mais no digital. 

E naturalmente surgiu o Google Analytics, que se tem revelado umas das ferramentas de marketing digital mais importantes para ajudar a perceber se a estratégia utilizada é a mais adequada ou se tem os resultados pretendidos, uma vez que os marketers têm acesso a múltiplos dados sobre o comportamento dos utilizadores web de uma maneira organizada e eficiente. 

O que é o Google Analytics? 

É uma ferramenta que recolhe dados sobre o tráfego de qualquer site, blog, ou e-commerce, desde que tenha uma integração com a página web, de forma a analisá-los e transformá-los num relatório. 

Esses relatórios podem ser personalizados, descrevendo detalhadamente apenas aquilo que o gestor da conta desejar. Evitando assim que os relatórios contenham informação desnecessária para a estratégia digital da empresa.  

Quais as principais utilidades? 

A principal vantagem é que permite de forma GRATUITA obter dados extremamente relevantes para a definição do público alvo e estratégias digitais. 

O Google Analytics permite obter métricas sobre o número total de visitantes, de visitantes únicos e de visitantes que voltam ao site, as origens de tráfego (entre orgânico, pago, direto, social, etc), a duração média de permanência, os links mais visualizados, o perfil do público que visita o site, o horário e a localização dos acessos, entre muitas outras. 

Para auxiliar estas métricas, o gestor da ferramenta define metas, para cada uma das contas (cada site), de forma, a facilitar a monitorização e o acompanhamento dos dados relevantes.  

Já entre as utilidades, é possível dividi-las consoante as necessidades. Sendo elas: 

  • E-commerce: qual é o desempenho da loja virtual, quais são os produtos mais procurados, taxas de conversão, etc. 
  • Marketing: quais são as campanhas que proporcionam melhores resultados, qual o perfil do público que visualiza o site, taxas de rejeição e conversão, entre outros objetivos e métricas. 
  • Blogs: posts mais visualizados, o tempo de permanência na página, a origem dos acessos para saber como os leitores chegam às páginas. 
  • Redes Sociais: confirmar o público-alvo das campanhas e anúncios e conferir as taxas de conversão, rejeição e interação. 

Uma das outras vantagens é a integração com outras ferramentas, por exemplo: o Google Ads; o AdSense; a Salesforce Sales Cloud, entre outras. 

Por que devo usar essa plataforma? 

Atualmente, há vários meios para divulgar os produtos ou serviços. É, portanto, imprescindível saber quais desses canais são realmente lucrativos. O Google Analytics permite visualizar o número e o tipo de acessos a um domínio online. 

Depois de saber o que faz e todas as vantagens que advém da sua utilização, é fácil perceber que Google Analytics é uma ferramenta essencial de Marketing. Permitindo a criação de estratégias de marketing digital adequadas ao público-alvo, com o intuito de aumentar o alcance e a interação com os conteúdos desenvolvidos. Uma visão clara que conteúdos devem ser criados, promovidos e redirecionados para atrair consumidores.  

Para mais informações: https://support.google.com/analytics/#topic=3544906 

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com