Obras pelo mundo: Brooklyn Bridge

Nova Iorque é um dos destinos mais icónicos do mundo, abrigando alguns dos mais famosos edifícios e marcos da construção. Um destes marcos, e um dos mais significantes do ponto de vista da engenharia, é a Brooklyn Bridge.

É uma das pontes de suspensão mais antigas dos Estados Unidos, e a primeira de arame de aço do mundo, com uma extensão de 1834 metros, que liga os distritos de Brooklyn a Manhattan. O projeto foi desenhado pelo arquiteto John Augustus Roebling, que já tinha supervisionado a construção de outras pontes suspensas que serviram como protótipos de engenharia para o design final. Infelizmente, acabou por não ver o seu projeto concluído após um acidente no trabalho ter provocado uma infeção do tétano e consequentemente o seu falecimento.

A sua construção teve início em 1869 e terminou em 1883, estando aberta para uso dia 24 de Maio do mesmo ano. No primeiro dia, um total de 1800 veículos e 150 300 pessoas atravessaram a ponte que foi considerada considerada um símbolo de otimismo e inspiração no campo da engenharia.

Curiosidade: Em 1884, para comprovar a força e segurança da construção, 21 elefantes atravessaram a ponte.

Partilha

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Instituto Pedro Nunes
Rua Pedro Nunes, Edifício C
3030-199 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com