Obras pelo mundo: Hoover Dam

A barragem de Hoover é considerado o maior projeto dos Estado Unidos e um dos projetos de engenharia moderna mais conceituados do mundo, sendo visitado por quase 1 milhão de pessoas anualmente.

A barragem, que faz fronteira com os estados de Arizona e Nevada, foi criada para redirecionar o forte caudal do rio Colorado. Para tal, os engenheiros tiveram de utilizar tuneis escavados no interior das paredes do Canion como recurso, obrigando à adaptação das práticas conhecidas para algo que nunca tinha sido executado antes. Os tuneis tinham 17 metros de diâmetro e um comprimento total de 5 km.

O projeto é um dos maiores exemplos de sucesso sobre grandes obstáculos como tecnologia não testada, condições climatéricas instáveis, falta de infraestruturas próximas e situação económica do país desfavorável (Grande Depressão). Para a concretização da obra, chegaram a estar envolvidas 5000 pessoas, tendo esta sido concluída em 1935, dois anos antes do prazo estipulado. Com  221,4 m de altura, 379,2 m de largura, 200 m de espessura na base e 15 m no topo e é considerada a maior estrutura de betão do mundo.

Curiosidade: O nome “Hoover Dam” foi alvo de controvérsia, tendo os oponentes do presidente Herbert Hoover discordado com a escolha por acreditarem que este tinha falhado durante a sua presidência. O nome ”Boulder Dam” foi apresentado como solução.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com