Obras pelo mundo: White Pass & Yukon

A ferrovia White Pass & Yukon ou “A estrada de ferro cénica do mundo” é considerada umas das maiores maravilhas da engenharia civil do mundo, sendo o primeiro grande projeto na América acima dos 60º de latitude.

Com uma extensão de 177km de paisagens incríveis, numa geografia desafiadora, a ferrovia foi criada para ligar os campos de ouro do Alaska ao noroeste do Canadá e consiste num sistema isolado, sem nenhuma ligação com outras linhas ferroviárias. Terminada em 1900 e para espanto de muitos foi construída em apenas 26 meses. Hoje em dia funciona como linha turística, a 915m de altitude, onde se pode contemplar as montanhas pintadas de branco, cataratas, tuneis, pontes, geleiras, gargantas, desníveis e tem ainda a subida mais íngreme presente numa ferrovia.

Curiosidade: A ferrovia desempenhou um papel fulcral no transporte de trabalhadores e materiais para a construção da Estrada do Alasca, considerada uma ligação de transporte essencial para tropas e equipamentos durante a Segunda Guerra Mundial.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com