Plantscaping, o que é?

Já todos nos cruzámos no Instagram com perfis de decoração de interiores – a maioria apartamentos nórdicos – com plantas verdes. Plantscaping é um pouco mais que isso, é uma estratégia escolhida por alguns arquitetos que consiste em selecionar plantas que realcem o design do espaço. É uma forma criativa de imitar o ambiente natural e transmitir sensações agradáveis.

Na decoração de interiores, trata-se de saber complementar o projeto de arquitetura, unindo a natureza aos interiores com a função de embelezar, mas também de dar melhor qualidade de vida e inspirar os utilizadores do espaço.

O efeito do plantscaping nas empresas já foi alvo de estudos, dos quais se concluiu que a produtividade e a criatividade das pessoas aumenta. Concluiu-se também que os funcionários das empresas decoradas com plantas vivas tiveram menos problemas de saúde (stress, depressão) ao longo da sua carreira. A ideia dos projetistas é mesmo esta: usar e abusar do verde para criar ambientes mais acolhedores e estimulantes.

 

Outros benefícios do plantscaping relacionam-se com a melhoria da qualidade do ar, pois diminuem a humidade e extraem o excesso de calor. Também melhoram a acústica dos ambientes. E quando bem cuidadas, melhoram o bem estar geral das pessoas. Podem ser utilizadas também para limitar espaços ou estabelecer hierarquias dos mesmos.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com