Posso pagar menos IMI?

 

Talvez, e nós explicamos como e porquê!

Na determinação anual do valor do imposto municipal sobre imóveis (IMI) a pagar pelo contribuinte há três coeficientes na formula de cálculo: idade do imóvel, coeficiente de localização e valor de construção, que a Autoridade Tributária (AT) não atualiza automaticamente.

Todos os anos uma casa perde valor porque fica mais velha, mas para Finanças a idade a ter em conta é a que o prédio tinha na última atualização. O coeficiente de localização foi revisto para todo o País em 2016, e o valor de construção de cada imóvel foi fixado em 2010 pelo Governo, sendo provável que os imóveis que não foram avaliados (ou reavaliados) entretanto tenham estes valores desatualizados.

Enquanto a AT não calcula de forma justa e automática o valor patrimonial tributário dos imóveis cabe a cada proprietário reivindicar a cobrança do valor correto.

Para perceber se as Finanças estão a cobrar a mais basta utilizar o simulador que a DECO disponibiliza em www.paguemenosimi.pt, através do preenchimento dos dados da Caderneta Predial do imóvel que pode ser descarregada no Portal das Finanças.

Se o resultado da simulação o identificar como um dos proprietários que está a pagar mais IMI do que deveria pode pedir a atualização do valor do imóvel, para isso há que imprimir, preencher e apresentar no serviço de Finanças o modelo 1 do IMI. O pedido é gratuito e tem de ser entregue até 31 de dezembro para ter efeito no ano seguinte.

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com