Precisamos de falar….

Um projeto obriga, normalmente, à interação de vários intervenientes, e sua respetiva coordenação, e isto pode ser um problema!

A grande tarefa de gestão da informação partilhada e da comunicação entre todos é exigente, e nem sempre lhe é dada a devida importância e atenção. Não é de estranhar que, não raras vezes, isto resulte em perdas de qualidade, de produtividade, e erros com danos de dimensão imprevisível.

De modo a evitar estes problemas, devem ser estabelecidas formas de partilha de informação e de gestão documental para todos envolvidos, assim como uma forma de controlo do bom cumprimento de regras estabelecidas.

A informação deve estar organizada de forma a que seja de fácil acesso, não contenha duplicações e sejam conhecidos os respetivos dados de registo. O acesso à informação deve ser restrito às competências de cada parte interessada, limitando desta forma acesso indevido e eventuais enganos.

Vejam se se reconhecem com aquilo que identificámos como dores mais comuns e recorrentes:

Dados do Projeto
A atualização e manutenção de um conjunto de dados do projeto, que identifiquem os intervenientes e datas mais relevantes são de extrema importância. É usual necessitar de dados da equipa, licenciamento, contrato, realização financeira, etc. que devem estar atualizados e acessíveis. Esta constante necessidade de atualização de dados obriga um esforço do gestor responsável.

Diários
A elaboração dos diários, onde se registam os fatos ocorridos durante o dia é uma tarefa recorrente e por vezes demorada. A informação fica registada, mas é de difícil acesso e consulta. Por exemplo, as perguntas “Em que dia foi feito isto?”, “Em que dia a empresa X começou os seus trabalhos?”, não são facilmente respondidas através de uma breve consulta ao arquivo organizado por dias.

Relatórios Periódicos
A elaboração de relatórios periódicos, que servem o propósito de comunicar o desenvolvimento num período considerado, é uma tarefa que exige a recolha de informação existente e a sua compilação num formato de fácil leitura e compreensão. É, pois, em grande medida, uma duplicação da informação já disponível compilada num formato diferente e de fácil compreensão.

Numa era digital, onde a colaboração remota é já um padrão de trabalho, torna-se necessário encontrar formas que otimizem os fluxos de comunicação e a partilha documental que contornem as perdas e duplicações existentes nos processos clássicos.

A verdade é que nós também sentimos todas estas dores, e como qualquer pessoa que se alerta com dores, desenvolvemos um tratamento caseiro. O melhor é que funcionou tão bem que decidimos divulgar.

Em breve vamos abrir a porta do consultório para ouvir as vossas e explicar como chegámos à cura e a dosagem certa para cada um!

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com