Smartphone: A nova ferramenta de trabalho

Já lá vai o tempo em que a tecnologia não fazia parte do dia-a-dia de toda gente. E o mundo das obras não passa ao lado! Se há uns anos alguém colocasse nas mãos de um profissional das obras um smartphone ou tablet era quase considerado um excêntrico. 

Agora esta realidade é bem diferente. E até já é considerada uma ferramenta de trabalho como outra qualquer e pode ser integrada na atividade diária de cada trabalhador.  

Se antes, a tecnologia no sector da construção se centrava, fortemente, no arquiteto e no gestor de projeto, que desenvolviam, respetivamente, o projeto e os relatórios de obras. Hoje, as coisas não funcionam da mesma forma! Esta evolução permitiu desenvolver ferramentas de apoio à construção que nos permitem projetar melhor do que nunca, planear os projetos com mais precisão. Mas estaríamos enganados se achássemos que os problemas em obra desapareceram, as derrapagens de prazos e custos continuam a acontecer.  

Contudo, estas mudanças promovem a utilização de plataformas de gestão, que permitem ao Gestor de projeto, deixar de perder tempo, com anotações em papel para passar diretamente a registá-las num Smartphone/Tablet. Assim, sempre que seja necessário documentar as condições de determinado espaço, basta levar o smartphone, tirar algumas fotografias, e adicionar comentários na plataforma de gestão escolhida. 

Assim, todos os dados recolhidos são automaticamente enviados para um servidor, onde a informação é guardada, onde esta fica disponível para toda a equipa em qualquer lugar com acesso à internet.  

Acreditamos, então, que as funcionalidades necessárias para melhorar o dia-a-dia de um engenheiro ou arquiteto são: 

  • Cronograma do projeto, para estarem a par de todos os deadlines e dos gastos de cada fase de um projeto; 
  • Gestão de tarefas, permite aos técnicos organizar o seu dia de trabalho e saber os trabalhos que ainda se encontram em falta; 
  • Acompanhamento de problemas/alterações, já sabemos que as obras estão longe de ser perfeitas, há sempre problemas que surgem ou alterações de última hora, mas é importante saber quem tomou essas decisões e o porquê de as tomarem, salvaguardando ambas as partes; 
  • Consulta do arquivo, já lá vai o tempo em que para encontrar um documento era necessário folhear um dossiê, agora com toda a informação disponível online é possível à distância de uma simples pesquisa no browser encontrar qualquer coisa. 

A modernização da construção trouxe benefícios inconfundíveis e ilimitados. E enquanto toda essa informação é inserida numa plataforma online, o que está a acontecer? Estamos a poupar dinheiro nos custos e tempo. Economizamos tempo em reuniões, em transmissão de informações, entrega de relatórios, etc. 

Hoje é o dia de começar ideal para uma plataforma de gestão de projeto/obra. Mais informações em www.buildtoo.com 

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com