Engenharia civil: novas tecnologias

 

Novas tecnologias, novos processos e novos métodos de execução são cada vez mais populares para quem trabalha no setor da construção. A Inovação é o novo padrão.

Quando as dificuldades sentidas nos últimos anos pelas empresas do setor parecem estar ultrapassadas, a capacidade de adaptação, renovação e antecipação de tendências contribuirá para que estas sejam significativamente mais competitivas. Eis algumas inovações:

Drones Veículos aéreos não tripulados que podem ser utilizados para fornecer imagens aéreas. Através das imagens capturadas pode ser recolhida informação que permite mapeamentos 3D, elaboração de estudos topográficos e acompanhamento da evolução da obra.

Impressão 3D Através de uma impressora 3D é possível criar objetos, camada por camada, a partir de vários materiais como o plástico, cerâmica, metal, madeira e vidro.

Atualmente estes equipamentos são usados, entre outras coisas, na elaboração de maquetes, no apoio ao dimensionamento estrutural de edifícios e na construção de protótipos de mobiliário.  A principal vantagem é a rapidez e o custo relativamente baixo dos modelos desenvolvidos.

EquipamentosÉ cada vez mais frequente o uso de equipamentos de tecnologia avançada na construção civil, que permitem melhor avaliar o desempenho dos edifícios através da inspeção e avaliação de soluções construtivas.

Câmaras de termografia são usadas para verificar fluxos de ar através de janelas ou portas, para detetar humidades e problemas de isolamento térmico; detetores permitem análises estruturais não destrutivas, que fornecem dados antes de perfurar, serrar ou cortar. O mercado tem muito mais ofertas para outras necessidades específicas.

Softwares de gestão –  programas que facilitam a implementação e desenvolvimento da estratégia das empresas. Pretende-se que através da sua utilização se consiga otimizar a forma de comunicar, organizar tarefas, elaborar e controlar os planos de ação, e monitorizar o desempenho.

A Buildtoo sente-se parte integrante desta mudança através do seu produto: uma plataforma de gestão e acompanhamento de projetos e obras, desenhada para investidores, mas preparada para facilitar o dia-a-dia dos técnicos.

www.buildtoo.com

 

Partilha!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

ENTRAR EM CONTACTO

Avenida Emídio Navarro, n.º 83
3000-151 Coimbra, Portugal

Telefone: +351 934567850
E-mail: mail@buildtoo.com